Regência Educação Infantil


A regência é o momento culminante do estágio, pois o estagiário assessorado pelo professor da classe, pelo Supervisor e pelo Orientador de Estágio fará o planejamento, execução e a avaliação de projeto/aulas.
Esta fase requer um preparo das atividades que o próprio estagiário desenvolverá com objetivos e métodos adequados ao nível dos alunos, sempre com anuência e acompanhamento do (a) professor (a) da classe. Os requisitos necessários a esta modalidade já foram conseguidos quando o estagiário fez a observação e a participação que o levaram a conhecer a comunidade e a clientela escolar. De posse desses dados e com a devida assessoria, o estagiário deverá enfrentar o desafio da regência, iniciando pela definição do Projeto que desenvolverá. A elaboração do Projeto se completará com o planejamento das aulas que, entre outras coisas, definirá as atividades que serão desenvolvidas com os alunos.
Ao finalizar esta etapa, depois da aplicação de aulas, faça a seguinte análise:

1-    Quais as dificuldades e facilidades encontradas no desenvolvimento do Projeto e o que indica a análise dos resultados alcançados.

A dificuldade inicial foi identificar que fase cada criança estava através da sondagem, após este processo foi com facilidade que consegui  trabalhar para o processo evolutivo de cada criança.
Em Português conforme planos de aulas estabelecidos tive a oportunidade de trabalhar com as crianças para aprenderem a reconhecer e escrever o próprio nome e dos colegas; incentivar a oralidade ensinando  a respeitar o momento de falar e ouvir o outro; estimular através de leituras o interesse e prazer pela leitura; Em Matemática trabalhamos com Espaço e Formas através de blocos lógicos com diferentes tamanhos, espessuras e cores; roda de conversa “Para que servem os números” neste momento anotamos a fala dos alunos fazendo também a sondagem; recortes e colagem de números em revistas; ensinamos também a Matemática através do lúdico com a amarelinha e bingo de números de 1 a 10. Em Natureza e Sociedade tivemos a oportunidade de explorar a horta do colégio e na roda de conversa falamos sobre a “Alimentação Saudável”.


2-    Faça uma reflexão e autoavaliação sobre o que manteria o que modificaria e, se for possível, como encaminhar a continuidade do Projeto por você ou outro (a) estagiário (a).

Daria continuidade ao Projeto Natureza e Sociedade estimulando as crianças à importância de se cuidar bem do nosso Planeta, faria mais atividades de conscientização dia após dia, para se tornar hábito e futuramente em cultura, através do lúdico e projetos de leitura.

3-    Relate sobre a relação que você estabelece entre as aulas teórico-reflexivas de seu curso e a realidade vivenciada na regência de aulas.

A regência com as crianças nesta fase inicial do aprendizado foi algo prazeroso e desafiador, um momento importante, pois aprendi a usar uma linguagem clara para transmitir o conhecimento.